Ações de Esperança

O cristão que não exercita as faculdades que DEUS lhe deu, deixa de crescer em cristo, perde as forças que já possuia e, se torna um paralítico espiritual. Testemonies, V.2, 206



quarta-feira, 25 de maio de 2011

Prática Docente - Genêros Textuais


PLANO DE PRÁTICA DOCENTE:  "EXPLORANDO GÊNEROS TEXTUAIS"

Objetivo Geral:

  • Identifique os gêneros textuais usados no dia a dia e compreenda suas características centrais;

  • Compare a estrutura e os objetivos dos gêneros textuais: bilhetes, folhetos informativos, anúncios e receitas.

Duração:
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
ATIVIDADE 1: PESQUISANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS
Objetivos: Analisar e classificar os gêneros: bilhete, anúncio, folheto informativo e receita.
1.1 Análise dos gêneros textuais
Leve para sala de aula os seguintes gêneros textuais: bilhete, anúncio, folheto informativo e receita. Em roda, leia e explore todos eles.
 Indicamos abaixo de cada texto as perguntas que podem ser feitas:
FOLHETO INFORMATIVO:
Perguntas:
  • Que desenhos têm neste texto?
  • O que o caneco está falando?
  • E na plaquinha do outro caneco, o que está escrito?
  • Vamos ler o restante do texto?
  • Por que vocês acham que o copinho está pedindo para ser adotado?
  • O que se espera que as pessoas façam ao ler esse folheto?
  • Onde este texto pode ser encontrado?
Ao final, explique que esse tipo de texto se chama folheto e serve para informar à população o que ela deve fazer em relação a determinado assunto.Em seguida, faça um mural na sala, o divida em quatro partes, escreva FOLHETOS e cole esse exemplar.
Diante das constantes exigências no trabalho com Gêneros textuais, essa prática apresentada contempla a  metodologia exata a ser explorada, aproveite e um excelente trabalho.
Material completo no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário