PLANO DE PRÁTICA DOCENTE: "EXPLORANDO GÊNEROS TEXTUAIS"
Objetivo Geral:
Identifique os gêneros textuais usados no dia a dia e compreenda suas características centrais;
Compare a estrutura e os objetivos dos gêneros textuais: bilhetes, folhetos informativos, anúncios e receitas.
Duração:
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
ATIVIDADE 1: PESQUISANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS
Objetivos: Analisar e classificar os gêneros: bilhete, anúncio, folheto informativo e receita.
1.1 Análise dos gêneros textuais
Leve para sala de aula os seguintes gêneros textuais: bilhete, anúncio, folheto informativo e receita. Em roda, leia e explore todos eles.
Indicamos abaixo de cada texto as perguntas que podem ser feitas:
FOLHETO INFORMATIVO:
Perguntas:
- Que desenhos têm neste texto?
- O que o caneco está falando?
- E na plaquinha do outro caneco, o que está escrito?
- Vamos ler o restante do texto?
- Por que vocês acham que o copinho está pedindo para ser adotado?
- O que se espera que as pessoas façam ao ler esse folheto?
- Onde este texto pode ser encontrado?
Ao final, explique que esse tipo de texto se chama folheto e serve para informar à população o que ela deve fazer em relação a determinado assunto.Em seguida, faça um mural na sala, o divida em quatro partes, escreva FOLHETOS e cole esse exemplar.
Diante das constantes exigências no trabalho com Gêneros textuais, essa prática apresentada contempla a metodologia exata a ser explorada, aproveite e um excelente trabalho.
Material completo no link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário